?
Alto Contraste
Logo Instagram
Saúde e Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é obrigatório para todas as empresas e instituições com funcionários contratados, regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7) do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é prevenir e controlar os riscos à saúde dos trabalhadores no ambiente laboral.

Elaborado por um médico do trabalho, o PCMSO tem os seguintes objetivos principais:

  • Realizar controle médico da saúde dos trabalhadores por meio de exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais.
  • Identificar riscos ocupacionais nos locais de trabalho e implementar medidas preventivas para proteger os trabalhadores.
  • Prevenir doenças ocupacionais, como lesões por esforços repetitivos, doenças respiratórias e problemas de audição, entre outras.
  • Contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

O PCMSO deve ser atualizado anualmente ou sempre que houver mudanças nas condições de trabalho que possam afetar a saúde dos funcionários. Além disso, ele deve estar integrado com outras normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).

O PCMSO é fundamental para garantir a saúde, bem-estar e segurança dos trabalhadores, contribuindo significativamente para a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.